Acompanhe as lives
nos canais:

BRL/USDR$5.6633
BRL/EURR$6.2933
13 maio · ECB · BRL
European Central Bank
Check: 14 May 2025 00:05 UTC
Latest change: 12 May 2025 23:42 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀

Trump aplica tarifa de 25% sobre aço e alumínio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou as tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio nesta segunda-feira, 10.

“Hoje estou simplificando nossas tarifas sobre aço e alumínio. São 25% sem exceções ou isenções”, disse no Salão Oval.

O Canadá e o México, que recentemente travaram batalhas sobre sanções com Trump, são os maiores exportadores dos produtos aos EUA.

Com a medida, o presidente americano pretende reduzir as tarifas de importação a produtos americanos, cobradas por outros países.

Segundo o republicano, o governo estuda também a aplicação de tarifas adicionais sobre automóveis, produtos farmacêuticos e chips de computador.

Cautela

O Brasil é um dos principais exportadores de aço e alumínio para os Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, 10, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que o Brasil deve ter cautela, pois os EUA têm um “pequeno superávit sobre o Brasil“.

“É uma relação equilibrada, é um ganha-ganha. Eles até têm um pequeno superávit sobre o Brasil. Vamos aguardar ainda essa questão da taxação. Da outra vez que isso foi feito, teve cotas, então vamos aguardar. A nossa disposição é sempre a de colaboração, parceria em benefício das nossas populações“, disse.

Segundo Alckmin, o país está “aberto ao diálogo“.

“Olha, vamos aguardar, porque nós acreditamos muito no diálogo. Isso já aconteceu antes, mas houve cotas, foram estabelecidas cotas. A parceria Brasil-Estados Unidos é equilibrada, é um ganha-ganha, nós exportamos para eles, eles exportam para nós’, afirmou.

O Brasil é um dos principais exportadores de aço e alumínio aos Estados Unidos.

E o Brasil?

No programa Meio-Dia em Brasília, o economista VanDyck Silveira explicou a estratégia adotada pelo republicano.

“Politicamente, ele (Trump) está corretíssimo, uma vez que os Estados Unidos são o país que menos coloca barreiras tarifárias para a compra de produtos importados“, disse o economista VanDyck Silveira no programa Meio-Dia em Brasília.

Se a gente pensar em reciprocidade, a média de tarifas que os Estados Unidos cobram de produtos brasileiros é algo em torno de 2%. O Brasil, pela mesma toada, taxa os produtos americanos em 14%. Ou seja, o Brasil não tem razão de reclamar“, diz Silveira.

A única alternativa para o Brasil é baixar suas tarifas e chegar em uma relação mais equilibrada com os Estados Unidos. O Brasil, vale lembrar, é um dos países com as maiores tarifas do mundo, principalmente em relação a produtos americanos“, diz o economista.

 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *